Saturday, March 24, 2007

As diferentes perspectivas da Educação



Caras e caros colegas e interessados!


Como sabem o conceito de Educação é um conceito polissémico, ou seja, está revestido de várias formas. A verdade é que desde que nascemos somos educados, por isso, a Educação está presente em nós, ela faz parte das nossas vidas. Ela encontra-se nas escolas, no seio familiar, na rua, no café, no simples acdto de conversar com o nosso grupo de amigos...enfim, educamo-nos e somos educados a cada momento que passa! A educação "... é um dos requisitos fundamentais para que os indivíduos tenham acesso ao conjunto de bens e seviços da sociedade. Ela é um direito de todo o ser humano como condição necessária para ele usufruir de outros direitos constituídos numa sociedade democrática." (GADOTTI, Moacir, 2005)
Seguindo esta linha de pensamento pode dizer-se que existem diversos contextos em que somos abraçadas(os) por ela, isto é, existe o contexto formal e não formal, por isso, se fala em Educação formal; Educação não formal e Educação informal.
A educação formal está ligada à escola em que esta se rege por um sistema burocrático, hierarquizado, manipulador e castrador, onde os professores ensinam os alunos seguindo à risca um currículo. Este último tem como característica a sua homogeneidade, uma vez que só leva em linha de conta um tipo de aluno, que se distingue dos outros por ser caracterizado a todos os níveis (social, cultural, económico, familiar, etc.) como sendo o tipo de aluno ideal, deixando de parte os alunos que não se enquadram neste ideal de aluno. Assim sendo, os professores só têm a preocupação em fazer o que o Ministério da Educação lhes impõe através do currículo, não atendendo em qualquer momento às necessidades dos alunos.
Torna-se, então, inerente o desenvolver de um olhar crítico sobre a instituição escolar, tendo como finalidade ver o quanto é importante explorar o conceito de experiência e esta em si mesma, averiguando-se que as actividades realizadas fora da escola e, portanto, do contexto de sala de aula conduzirão à apropriação de progressos nas aprendizagens dos alunos, ajudando-os de certa forma a conseguir obter melhores resultados.
Seguindo este fio condutor, a educação não formal e a educação informal aparecem como complemento, ou melhor serão mais do que um simples complemento da educação escolar, ou seja, à educação formal. A educação não formal tem um papel importantíssimo na educação e aprendizagens das crianças, funcionando como um espaço alternativo e/ou complementar à escola. Deste modo, pode dizer-se que é uma forma de educação para a vida, onde temos a oportunidade de melhor nos conhecermos a nós próprios e aos outros, desenvolvendo a capacidade de procura de conhecimento para alcançar o saber, assim sendo vai completando a acção da escola e da família colmatando as lacunas deixadas por estas últimas. A educação não formal tem como ponto fulcral o aprender fazendo de forma a incrementar uma educação global, isto é, tanto físico, como psicológico, com o intuito de preparar para viverem de forma activa, participando nas decisões que envolvem toda a sociedade. Não querendo deixar de parte a educação informal, esta é também muito importante, esta é uma aprendizagem ao longo da vida, aprendemos em todas as situações porque passamos com a família, com os vizinhos, com a sociedade, ou seja, com tudo o que nos rodeia, enriquecendo de forma permanente os nossos conhecimentos. Todos nós somos portadores de saberes e competências, adquiridas ao longo do tempo.