Thursday, March 29, 2007

O perfil do animador social!!

É complicado fazer uma única definição do perfil do animador social, visto que este não tem um perfil perfeitamente delineado. Para referir o perfil do animador é preciso ter em conta as diferentes classificações que lhe são atribuídas, ou seja, este pode ser visto como um animador generalista e/ou animador especializado. Quanto ao primeiro pode dizer-se que é alguém possuidor de capacidades e competências organizacionais que lhe faculta a coordenação de actividades numa equipa, de um centro, de uma instituição, entre outros. O animador especializado é aquele que pelas suas competências de formação está destinado e capacitado a trabalhar com um determinado grupo, como por exemplo: grupos que envolvam pessoas da mesma idade.
Relativamente a este assunto podemos encontrar ainda outras propostas de definição do mesmo perfil, tais como: o facto do animador ser de certo modo um irradiador de cultura e desenvolvimento crítico; o animador como monitor que tem como objectivo o desenvolvimento por via da representação pessoal; o animador de grupo tal como o nome indica trabalha com dentro de um grupo, atendendo às dificuldades, problemas, necessidades desse mesmo grupo; o animador coordenador está ligado a uma instituição e tem a função de coordenar as actividades ali desenvolvida.
Tendo em conta que a animação socioeducativa/sociocultual abrange várias áreas de intervenção, o animador tem também ele mesmo várias áreas de intervenção, logo a sua definição vai ser também muito vaga. Seguindo este fio condutor ligado à acção cultural temos o animador que se dedica essencialmente aos acontecimentos e actividades culturais; o animador que envolve as suas actividades ao extra-escolar está ligado à actividade de formação, por fim o animador que tem como objectivos as causas sociais está presente na animação/acção social.
O perfil do animador devido à sua especificidade e identidade tem a tendência a ser confundida com outras áreas de intervenção muito parecidas, isto é, pela animação ser uma área que muitas outras áreas trabalham vai dificultar na sua definição, assim como na definição do perfil do animador. Na nossa opinião não existe um perfil determinado ou desenhado para os animadores, visto ser uma área muito complexa e muito abrangente por outras.
Contudo, queremos dizer que o animador é o pilar central de toda a actividade da animação, uma vez que é ele quem assume a responsabilidade de promover a vida do grupo, dinamizando deste modo as vidas dos “animandos”. Para que o animador possa desempenhar da melhor maneira as suas funções que lhes estão determinadas devem ter em conta o ser, o saber e o saber-fazer, isto é, ele deve ter em conta a sua identidade, os conhecimentos que possui, que pode e deve partilhar e, claro ter em atenção os métodos que irá utilizar para atingir os seus objectivos através das actividades predefinidas. O animador é o indivíduo que deve promover da melhor forma a o bem-estar, o conhecimento, a responsabilidade, a autonomia, o sentido crítico da vida e de tudo o que a envolve.

Ander-Egg, (2000). Metodologia y Práctica de la Animacion Sociocultural. Madrid:EditorialCCS