Friday, May 4, 2007

O Nosso Plano de Actividades


Nesta primeira fase do nosso trabalho apenas apresentaremos o Plano do Projecto. Sendo assim, focalizaremos primeiramente o público-alvo que irá incidir o nosso projecto e seguidamente iremos expor os objectivos e actividades a implementar.
Deste modo, este projecto irá abranger famílias monoparentais, contempladas na medida de RSI (Rendimento Social de Inserção) e com PI (Plano de Inserção).
Apesar de cada família ser única, possuindo problemáticas específicas, poderemos dizer que, de um modo geral e, após o diagnóstico de necessidades realizado, estas são famílias desfavorecidas aos mais diversos níveis – económico, social, cultural - cuja capacidade de procurar respostas aos seus problemas são extremamente reduzidas. Isto deve-se a um conjunto de variáveis que se interligam entre si como qualificações escolares e profissionais muito baixas, sendo numa delas inexistente, uma auto-imagem depreciada, falta de informação, acomodação à escassez de oportunidades, falta de motivação, fraca capacidade de mobilização, etc.. São pessoas que visivelmente vivem num registo de precariedade e instabilidade permanentes.
Pelo que foi possível constatar os problemas com que estas famílias se deparam são diversos, nomeadamente o desemprego como denominador comum, em alguns casos verifica-se um fraco relacionamento com os filhos, falta de motivação, baixa auto-estima, entre outros.
Por todas estas problemáticas constatadas por nós decidimos então introduzir os seguintes objectivos:

1. Promover uma maior mobilidade de acção, contribuindo deste modo para o desenvolvimento do sentido de participação e de autonomia das famílias;Promover o bem-estar das famílias;
2. Reforçar a ligação das famílias com a comunidade;
3. Promover competências para a valorização pessoal e social, tendo em atenção o elevar da sua auto-estima, através de um procedimento participativo e criativo.

Numa outra fase do plano/projecto centraríamos a nossa atenção para alcançar os seguintes objectivos:

1. Incutir e incentivar práticas de literacia;
2. Promover actividades de forma a criar uma maior socialização entre os utentes, onde aqueles que sabem ler e escrever serão um pouco formadores daqueles que não o sabem;
3. A elaboração de um dossier individual, onde irá constar todas as actividades em que cada utente participou.

Para conseguir que estes objectivos sejam alcançados, optamos por pôr em prática as seguintes actividades:

1. Dinamização de um atelier de motivação, onde pretendemos criar um espaço aberto ao diálogo, à reflexão, onde se possa discutir os problemas, partilhar os medos, ansiedades, interrogações e desafios;
2. Elevação da auto-estima a partir de um procedimento participativo e criativo, através de exemplos práticos;
3. Motivação para a leitura através da leitura de jornais, revistas, livros;
4. Realização de trabalhos manuais, nomeadamente, pintura, desenho, etc;
5. Elaboração de reflexões individuais através de imagens recortadas de revistas e/ou jornais;
6. Descrição de experiências significativas/histórias de vida.

Uma sociedade em costante mutação e suas possíveis consequências!


Para decidirmos sobre o tema do nosso projecto começamos por fazer uma pesquisa e “avaliação” inicial do contexto, de forma a verificar que tipo de projecto seria interessante e importante desenvolver nesta comunidade. O que mais nos inquietou e nos levou a elaborar um projecto/programa de animação deste âmbito, foi o facto de estes serem problemas com os quais vivemos diariamente(exclusão social, drogas «alcoolismo e toxicodependência», violência doméstica e pobreza) e sobre os quais existe muita informação, dado fazerem parte, e cada vez mais, da realidade de hoje. Sendo, por isso, aspectos que achamos importantes trabalhar, pois por mais esforços que se façam e por mais acompanhamento que se faça a estas famílias, não chega, é preciso criar novos planos de intervenção, é necessário acompanhar “todos” os passos destas famílias de forma a poder ajudá-las na maior dimensão possível.
Está bem patente o facto de que a cidade de Braga é uma das maiores do país e, também, é uma cidade que conhece graves situações de pobreza, drogas, violência doméstica e exclusão social. Porém, se estendermos o olhar sobre o concelho, tal imagem ainda é mais marcada e visível quando contrasta com outra Braga rica e luxuosa. Não só do ponto de vista económico, como do ponto de vista social, estamos perante uma dualidade, em que de um lado encontramos um nível de vida de riqueza e de um outro lado sinais de exclusão social. Basta vaguearmos por alguns locais/bairros da cidade e encontramos estes problemas bem patentes nos dias de hoje e por mais que não queiramos ver, eles, os problemas, continuam lá, não deixam de existir quando fechamos os nossos olhos porque não os queremos ver, ou enfrentar. Este é um problema, é uma realidade que precisa ser trabalhada e moldada, com vista à (re)inserção social.
Para identificarmos o problema foi apenas necessário olhar para estas comunidades/famílias, pensar nelas e pensar em facultar-lhes o bem-estar.

Caracterização/descrição das Instituições (Centro Distrital de Segurança Social, Bogalha e Cruz Vermelha)

Centro Regional da Segurança Social de Braga – Acção Social
Esta área tem um papel importante e imprescindível a desempenhar numa sociedade cuja evolução deu origem, não só a novos modos de vida e a novas necessidades como a contextos marcados por fenómenos de polarização espacial e social.
Por estas razões a Acção Social está confrontada com uma nova e crescente procura de respostas e apoio social aos indivíduos e famílias e está, também, confrontada com a necessidade de prevenir a exclusão social.
Assim, ao implementar a medida de RSI (Rendimento Social de Inserção) que outrora era denominado de RMG (Rendimento Mínimo Garantido), houve a necessidade de estabelecer protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social. Apenas foi possível formar duas equipas (constituídas por um psicólogo, um assistente social e um educador social) para desenvolver este trabalho: uma na freguesia de S. Victor, sendo o trabalho realizado na Bogalha e outra na freguesia de S. Lázaro, cujo trabalho é efectuado na Cruz Vermelha, uma vez que são as freguesias com maior número de habitantes e de casos problemáticos.
Relativamente à freguesia de S. Victor, podemos dizer que é a maior do concelho em densidade populacional. Foi-nos dito numa das reuniões que os problemas sociais mais graves são: a droga, roubos/violência, pobreza e desemprego…

Associação Juvenil “A Bogalha”
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatuto de utilidade pública. Tem actualmente como valências:

  • Creche
  • Jardim-de-infância
  • ATL
  • Centro de Dia
  • Centro de Convívio
  • Serviço de Acção Social, onde está também enquadrada a medida no âmbito do RSI.

O seu funcionamento teve início a 03 de Junho de 1986, localizada, inicialmente na Avenida 31 de Janeiro (1986/1988). Actualmente, em novas instalações edificadas de raiz na Rua Álvaro Dória, nº 33, desta freguesia do conselho de Braga.
Esta Instituição pretende afigurar-se como espaço onde cada pessoa possa colocar, ao serviço dos outros as suas potencialidades, para que todos, em interacção, possam usufruir do apoio que necessitam realizando-se como pessoas.

Cruz Vermelha Portuguesa
Ao procurarmos documentação na Delegação desta instituição, verificamos que é manifestamente escassa. Porém, podemos concluir que o movimento para a formação da Subcomissão de Braga teve origem em 30 de Outubro de 1870.
A Cruz Vermelha é uma Instituição Universal que acolhe no seu seio todas as Sociedades Nacionais, com iguais direitos e o dever de entreajuda.
Tem como valências:

  • Creche;
  • C.A.T. (Centro de Acolhimento Temporário);
  • A.T.L. (Actividades de Tempos Livres);
  • Equipa de Intervenção Social;
  • Equipa de Rua;
  • C.I.R. (Centro de Informações e Recursos);
  • C.L.A.I. (Centro Local de Apoio ao Imigrante);
  • Serviço de Acção Social, onde está também enquadrada a medida no âmbito do RSI.

A sua preocupação central é a causa do Ser Humano e a sua actuação destina-se a proteger a vida, a saúde e a fazer respeitar a pessoa humana, a sua eminente dignidade e os direitos daí decorrentes, particularmente, em situações de conflito em que mais facilmente o ser humano é vulnerável a atropelos e injustiças.

Um novo despertar...


Este projecto/programa visa uma vertente sócio-cultural, uma vez que foi pensado para colmatar alguns problemas reais e vividos na nossa sociedade, tendo em conta que vivemos num mundo em constante mutação social. As pressões sociais, económicas e políticas de uma sociedade em constante mutação produzem efeitos maléficos, principalmente em relação à qualidade de vida e ao acesso generalizado de todos os bens e serviços. Contudo, a privação destes resulta na produção e reprodução de efeitos perversos. Os fenómenos da exclusão social, da pobreza, das drogas (toxicodependência e alcoolismo) e da violência doméstica são exemplo disso mesmo. A melhoria das condições de vida e de integração dos grupos sociais mais atingidos pelos problemas anteriormente assinalados é, na actualidade uma das grandes preocupações da sociedade e, neste caso, também é nossa.
Assim sendo, pressupõe que as famílias se auto-responsabilizem pela sua aprendizagem, isto é, que se sintam motivadas e se tornem autónomas. Um dos grandes objectivos deste projecto prende-se com a criação de um espaço destinado ao desenvolvimento de actividades que facultem às famílias o gosto de viver e a vontade de se inserirem socialmente, sendo este o grande passo a dar para a inclusão social. Um trabalho desta natureza revela-se como uma boa forma de motivar as famílias, quer na ligação da família à comunidade, quer para a aquisição de competências e para a valorização pessoal e social, responsabilidade e autonomia das famílias assim como para outro tipo de actividades, proporcionando deste modo, um espaço aberto ao diálogo, à reflexão, onde os membros das famílias possam discutir os seus problemas, partilhar os seus medos, interrogações e desejos.
Hoje, os indivíduos têm que manter e ter uma abertura e adaptabilidade às realidades envolventes e há que proporcionar, ao longo da vida, os meios, pois caminhar no sentido da autonomia, de cada um desenvolver um espaço seu na sociedade actual, é um dos objectivos do nosso projecto.