Friday, May 4, 2007

Um novo despertar...


Este projecto/programa visa uma vertente sócio-cultural, uma vez que foi pensado para colmatar alguns problemas reais e vividos na nossa sociedade, tendo em conta que vivemos num mundo em constante mutação social. As pressões sociais, económicas e políticas de uma sociedade em constante mutação produzem efeitos maléficos, principalmente em relação à qualidade de vida e ao acesso generalizado de todos os bens e serviços. Contudo, a privação destes resulta na produção e reprodução de efeitos perversos. Os fenómenos da exclusão social, da pobreza, das drogas (toxicodependência e alcoolismo) e da violência doméstica são exemplo disso mesmo. A melhoria das condições de vida e de integração dos grupos sociais mais atingidos pelos problemas anteriormente assinalados é, na actualidade uma das grandes preocupações da sociedade e, neste caso, também é nossa.
Assim sendo, pressupõe que as famílias se auto-responsabilizem pela sua aprendizagem, isto é, que se sintam motivadas e se tornem autónomas. Um dos grandes objectivos deste projecto prende-se com a criação de um espaço destinado ao desenvolvimento de actividades que facultem às famílias o gosto de viver e a vontade de se inserirem socialmente, sendo este o grande passo a dar para a inclusão social. Um trabalho desta natureza revela-se como uma boa forma de motivar as famílias, quer na ligação da família à comunidade, quer para a aquisição de competências e para a valorização pessoal e social, responsabilidade e autonomia das famílias assim como para outro tipo de actividades, proporcionando deste modo, um espaço aberto ao diálogo, à reflexão, onde os membros das famílias possam discutir os seus problemas, partilhar os seus medos, interrogações e desejos.
Hoje, os indivíduos têm que manter e ter uma abertura e adaptabilidade às realidades envolventes e há que proporcionar, ao longo da vida, os meios, pois caminhar no sentido da autonomia, de cada um desenvolver um espaço seu na sociedade actual, é um dos objectivos do nosso projecto.

No comments: